Esta plataforma foi criada como parte de um projeto de pesquisa de mestrado e tem como objetivo apoiar professores universitários na identificação e no manejo do estresse, por meio de recursos gratuitos, acessíveis e baseados em evidências científicas.
Destaca-se, ainda, que a proposta da plataforma é inteiramente psicoeducativa e de livre acesso, sem qualquer tipo de coleta de dados ou custos financeiros dos usuários.
Conheça as autoras
A Escala de Estresse Percebido – versão reduzida (EPS-10), de autoria de Reis et al. (2010), é um instrumento validado cientificamente que ajuda a avaliar a autopercepção de estresse no cotidiano. Ela é composta por 10 questões rápidas, com pontuação que varia conforme a frequência com que você vivencia determinadas situações. Após preencher a escala, você pode somar os pontos atribuídos a cada item de acordo com as instruções presentes no próprio arquivo.
Instruções para o cálculo da pontuação:
Os itens 4, 5, 7 e 8 possuem pontuação invertida. Portanto, ao calcular, utilize a seguinte conversão para esses itens:
0 = 4 | 1 = 3 | 2 = 2 | 3 = 1 | 4 = 0
Todos os demais itens devem ser somados normalmente, conforme a pontuação original.
Após o cálculo, compare sua pontuação total com a média de estresse por faixa etária apresentada na tabela de Reis et al. (2010).
Se sua pontuação for superior à média, há indício de estresse percebido.
⚠️ Atenção: Este material não substitui uma avaliação psicológica ou psiquiátrica. Ele não possui caráter diagnóstico.
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O material foi desenvolvido a partir de uma revisão científica e inclui:
Estratégias de respiração consciente e atenção plena (mindfulness);
Técnicas de reestruturação de pensamentos disfuncionais;
Sugestões de autocuidado e organização da rotina;
Ferramentas para monitorar seus níveis de estresse ao longo do tempo.
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